Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11651
Título: O prazer da existência e a morte em Epicuro
Autor(es): Albuquerque, Licleris Evaristo Guedes
Palavras-chave: Epicuro
Prazeres
Morte
Data do documento: 3-Out-2016
Resumo: O nosso trabalho assume como objetivo refletir sobre a morte na perspectiva da filosofia, sobretudo da desenvolvida e vivenciada no epicurismo, uma das escolas do helenismo, cuja característica principal é ter compreendido, como veremos, a filosofia como um estilo de vida, uma forma de se procurar intelectualmente os meios para se ter uma vida feliz. Assim, O artigo apresenta os aspectos fundamentais que configuram a tese de Epicuro sobre a felicidade, os prazeres que importam nessa vida e a superação do medo da morte como um dos temores fundamentais que cada indivíduo deve superar para poder fruir com mais intensidade a experiência da felicidade. Desenvolvendo aspectos do atomismo de Demócrito que afirmava serem os átomos realidades de qualidades e quantidades infinitas, Epicuro entende que a morte física do indivíduo seria o fim do corpo, entendido como a junção da carne com a alma, através da desintegração completa dos átomos. Além disso, depois de mortos, cessam também as sensações, não se sente mais nada, logo, não há o que temer com a morte, nem também o que esperar depois dela, daí, pois o mais importante: viver o presente.
Descrição: ALBUQUERQUE, L. E. G. O prazer da existência e a morte em Epicuro. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11651
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Licleris Evaristo Guedes Albuquerque.pdf696.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.