Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11652
Título: A utilização do software Google Earth como uma ferramenta inovadora e interativa no ensino de Geografia
Autor(es): Souza, Mônica Daysy Nóbrega de
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Google Earth - software
Educação
Novas tecnologias de informação e comunicação - NTCI's
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal utilizar o software Google Earth como ferramenta para o ensino de Geografia. Com isso, a pesquisa visa demonstrar, através da aplicação de uma sequência didática, uma proposta de tornar o ensino menos teórico e mais dinâmico. A sequência foi aplicada em uma turma do 2° Ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Isabel Ferreira, localizada no município de Equador-RN, com êxito, foi possível aplicar o que planejamos, assim, fizemos o uso de elementos de ludicidade, motivação, atenção e interação, promovendo um método de ensino que despertasse o interesse dos alunos, fazendo-os interagir. Conseguindo, dessa forma, criar conhecimento, ao invés de transmitir apenas conteúdos. Metodologicamente a referida pesquisa está centrada no viés qualitativo e quantitativo, pois foi necessária a aplicação de um questionário com os educandos e ao analisar o questionário percebemos a predominância do ensino tradicional, tendo efeitos negativos na aprendizagem. Nessa perspectiva, é essencial que o sistema educacional repense sobre suas práticas pedagógicas, proporcionado capacitação e formação continuada para os educadores. A implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é evidenciada como um recurso didático, que tem a capacidade de dinamizar as aulas, já que estamos vivendo no mundo globalizado, por isso essas ferramentas, como o Google Earth, um material didático de grande relevância, possibilitam melhores resultados no processo ensino- aprendizagem.
Descrição: SOUZA, M. D. N. de. A utilização do software Google Earth como uma ferramenta inovadora e interativa no ensino de Geografia. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11652
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Daysy Nóbrega de Souza.pdf2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.