Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Yara Gomes-
dc.date.accessioned2016-11-07T15:59:36Z-
dc.date.available2016-11-07T15:59:36Z-
dc.date.issued2016-10-25-
dc.identifier.otherCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11669-
dc.descriptionSilva, Y. G. Aprendendo a ler e a ver: a cultura visual em tempos e espaços escolares. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico propõe analisar o lugar da imagem no repertório de atividades didático-pedagógicas da escola pública brasileira, a partir da premissa de que construímos nossos olhares sobre o mundo através da cultura visual. O objetivo geral é compreender a articulação da tecnologia à cultura visual como recurso pedagógico pelos professores. Quanto aos objetivos específicos, analisaremos como os professores fazem uso das imagens na sala de aula; identificaremos como a cultura visual contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos no espaço educacional; verificaremos como a cultura visual se articula com a formação identitária das crianças; e, conheceremos os significados atribuídos pelas crianças às imagens e às sociabilidades. Nosso referencial é composto pelos conceitos de cultura de consumo, de Certeau (2003), a discussão da escola como construção social, de Dayrell (1996), cultura e identidade, de Hall (2006, 2010), a leitura de imagens críticas, em Kellner (1995), a leitura de imagens, de Sardelich (2006), e a cultura infantil, a partir de Steinberg e Kincheloe (2001), dentre outros. Nossa abordagem metodológica é centrada na pesquisa qualitativa baseada em observações realizadas em sala de aula, registradas em diário de campo. De acordo com nossos resultados, compreendemos que aprender ou ter uma leitura visual diante de tantos recursos visuais, é importante para os tempos em que vivemos, bem como, o desenvolvimento de competências necessárias para ler e entender a cultura da imagem. Essa competência será desenvolvida ou não, dependendo da formação dos professores para o uso didático-pedagógico mais eficaz dos elementos da cultura visual, os quais devem fazer parte da formação continuada dos professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Senyra Martins Cavalcantipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAprendendo a ler e a ver: a cultura visual em tempos e espaços escolarespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - YARA GOMES SILVA.pdf22.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.