Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Título: As diversas possibilidades metodológicas no ensino de geografia: uma análise das práticas geográficas na escola
Autor(es): Silva, Elisangela Alves da
Palavras-chave: Geografia - ensino
Ensino fundamental
Professor
Data do documento: 22-Jul-2013
Resumo: A formação do aprendizado geográfico na escola vem vencendo desafios de desmistificar ensino tradicional e nos permite realizar diversas práticas motivadas pelos os professores de geografia em redescobrir os recursos didáticos que podemos utilizar em sala a fim de desenvolver formas de facilitar o aprendizado dessa ciência extremamente complexa. A pesquisa parte de uma experiência realizada na escola cenecista São José localizada em Campina Grande no distrito de São José da Mata-PB, no intuito de resgatar o prazer de estudar geografia e mitigar as dificuldades peculiares apresentadas pelos alunos do fundamental II em localiza-se e Orientar-se se utilizando os mais diversos procedimentos metodológicos e recursos didático nas aulas de Geografia a partir do conhecimento préexistente do aluno na busca de fomentar um novo aprendizado na disciplina de geografia na escola. Objetivou-se dessa forma análisar o ensino de geografia e as suas diversas práxis realizadas nos espaços escolares, e refletir sobre a importância dessa disciplina enquanto construção do saber do aluno, ser humano e cidadão, visto que a geografia permite uma análise mais completa no que se refere ao espaço. Junto a tais intenções a pesquisa partiu inicialmente de uma revisão bilbiográfica que afirmou a veracidade da importância do ensino de geografia e suas diversas práxis nas escolas,visto que a escola é o provedor o espaço que entende-se como espaço que produz o saber, além de entrevista com a professora de geografia da escola, alem da aplicação de questionários aos alunos, as entrevistas e os questionários revelaram que tanto os alunos e a professora estavam imensamente satisfeitos com o novo formato de aula aprender e ensinar geografia.Para tanto o ensino de geografia é inerente a novas formas dinamizar e cosntruir didático e pedagógico o ensino aprendizagem de geografia.
Descrição: SILVA, E. A. da. As diversas possibilidades metodológicas no ensino de geografia: uma análise das práticas geográficas na escola. 2010. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1167
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisangela Alves da Silva.pdfElisangela Alves da Silva11.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.