Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11685
Título: A Química e o desenvolvimento das competências avaliadas no ensino médio
Autor(es): Leite, Jéssica da Nóbrega
Palavras-chave: Ensino de Química
ENEM
Sismedio
Competencia
Habilidade
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Esta pesquisa versa sobre o ensino de Química no contexto educacional e social atual, considerando os aspectos avaliados pelo ENEM nesta área. O objetivo principal deste trabalho foi analisar, com base nas orientações legais, as competências e habilidades específicas da Química avaliadas pelo ENEM. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental. Para a coleta dos dados, utilizou-se a prova de Química do ENEM 2013 e o caderno III do programa SISMédio. A análise de conteúdo foi o procedimento utilizado para analisar os dados organizados a partir das categorias: a) ensino de Química e b) competências e habilidades do ensino de Química avaliadas no ENEM. Em linhas gerais, identificou-se que o ENEM é uma avaliação que se fundamenta na observância do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para que os alunos consigam resolver questões relacionadas à vida, cerne da contribuição do ensino de Química. Reitera-se ainda que o SISMédio apresenta fundamentos basilares para oferta de um Ensino Médio de qualidade, em que a organização pedagógica curricular, deve basear-se na interação entre os conhecimentos e a realidade.
Descrição: LEITE, Jéssica da Nóbrega. A Química e o desenvolvimento das competências avaliadas no ensino médio. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11685
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JÉSSICA DA NÓBREGA LEITE.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.