Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11686
Título: Avaliação preliminar da atividade antibacteriana de derivados fenilacrilatos substituídos
Autor(es): Pereira, Denise Nascimento
Palavras-chave: Resistência antimicrobiana
Fenilacrilatos
Atividade antibacteriana
Bactérias patogênicas
Data do documento: 7-Out-2016
Resumo: As infecções causadas por bactérias são umas das grandes preocupações dos profissionais de saúde, sendo frequentemente encontradas em unidades que atendem pacientes mais suscetíveis à infecção, como a pediatria, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), unidades oncológicas e unidades de transplantes. O tratamento antibioticoterápico errôneo é um fator de contribuição de infecções que mais se discute na atualidade, pois é responsável pelo desenvolvimento de resistência bacteriana. A resistência aos antibióticos se desenvolve como uma consequência natural da habilidade da população bacteriana de se adaptar. Esse trabalho teve como objetivo a síntese, caracterização e avaliação preliminar da atividade antibacteriana dos derivados fenilacrilatos. Foram sintetizados dez derivados fenilacrilatos, por meio de reação de condensação do tipo Knoevenagel entre diferentes aldeídos aromáticos substituídos e o 2- cianoacetato de etila. Para a avaliação preliminar da atividade antibacteriana dos derivados foram feitos os testes de microdiluição em caldo para identificação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) de cada um dos derivados. Apenas o etil 2-ciano-3-(4-clorofenil) acrilato (AL-02) foi elucidado pela técnica de RMN ¹H e RMN ¹³C, onde foi observado um pico em 8,41 ppm, correspondente ao grupo CH vinilico caracterizado na condensação. Nenhum dos compostos testados apresentou atividade significativa para a cepa de Escherichia coli ATCC, sendo ela caracterizada como uma cepa Gram negativa. Já para a cepa Staphylococcus aureus ATCC, caracterizada como Gram positiva, os derivados etil 2-ciano-3-(4-clorofenil) acrilato (AL-02) e o etil 2-ciano-3-(2,6-diclorofenil) acrilato (AL-09) apresentaram CIM de 256 µg/ml e 16 µg/ml, respectivamente. Para a cepa de S. aureus resistente à meticilina, o AL-09 manteve sua atividade inibitória, embora em maior concentração, apresentando uma CIM de 128 µg/ml. Para os demais compostos da série a CIM se manteve igual a 512 µg/ml, com exceção ao composto AL-12 que apresentou uma CIM maior que 1024 µg/ml. Esses resultados validam o planejamento de novos candidatos a protótipos de fármacos antibacterianos.
Descrição: PEREIRA, D. N. Avaliação preliminar da atividade antibacteriana de derivados fenilacrilatos substituídos. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11686
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise Nascimento Pereira.pdfPDF - Denise Nascimento Pereira2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.