Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11701
Título: Estudo da potencialidade de produção de biocombustíveis entre as microalgas Chlorella sp. e Scenedesmus sp. cultivadas em águas residuárias
Autor(es): Vidal, Iana Chaiene de Araújo
Palavras-chave: Biodiesel
Biocombustíveis
Águas residuárias
Microalgas
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Diante da iminente escassez dos recursos energéticos originados do petróleo e seus derivados, juntamente com os impactos ambientais causados pelo consumo desenfreado de recursos naturais, faz-se necessário a busca por produção de energias alternativas e limpas. Nesse contexto, surgem as microalgas como fontes potenciais de produção de biocombustíveis, por sua elevada taxa de crescimento e capacidade produtiva de lipídios e carboidratos. No entanto, o alto custo de produção ainda inviabiliza o processo, dessa forma, esse trabalho busca aumentar e avaliar a produção de microalgas utilizando como meio alternativo efluente de tratamento anaeróbio de esgoto doméstico e assim atenuar tais custos, bem como promover um destino adequado para esses resíduos líquidos, que se lançados em corpos hídricos poderão acarretar na eutrofização dos mesmos. No presente trabalho foram estudadas as microalgas Chlorella sp. e Scenedesmus sp., cultivadas em meio Bold’s Basal Medium (BBM) e em meio Wright’s Cryptophyte (WC), respectivamente. Esses meios de cultivo foram submetidos a variações de pH e luminosidade, e a partir da condição ótima de crescimento foram adicionadas diferentes concentrações de efluente oriundos do tratamento anaeróbio de esgoto doméstico. Foram determinadas as velocidades específicas de crescimento máximas, os tempos de geração e a produtividade em todos os cultivos realizados. Nos cultivos suplementados com efluente de UASB além dos parâmetros citados foram determinadas as remoções de Demanda Química de oxigênios dos mesmos. Foram quantificadas a produtividade lipídica da biomassa da Chlorella sp. cultivadas com 50% de efluente e da biomassa da Scenedesmus sp. cultivadas em 100% de efluente. Constatou-se que ambas as microalgas apresentaram melhor desenvolvimento celular em meios alcalinos e com tempos elevados de luminosidade. Quando avaliadas as concentrações de efluente adicionadas ao meio de cultivo verificou-se que para a Chlorella sp. a concentração ideal de desenvolvimento é de 50% enquanto que para a Scenedesmus sp. é de 100%. Os parâmetros cinéticos e as produtividades mais expressivas foram da microalga Chlorella sp. As remoções de DQO foram mais eficientes nos cultivos com a Chlorella sp. alcançando redução de 62,95%. A biomassa da Chlorella sp. cultivada com suplementação de 50% de efluente apresentou 18,14% de lipídios, enquanto que a biomassa da Scenedesmus sp. cultivada com adição de 100% de efluente revelou 10,42% de lipídios. Os métodos estatísticos evidenciaram correlação apenas entre os parâmetros velocidade específica de crescimento, tempo de geração e remoção de DQO. A produtividade mostrou-se independente dos demais parâmetros. Realizando a comparação das microalgas em estudo por meio da análise de variância dos parâmetros avaliados, observou-se que a Chlorella sp. apresenta-se com a mais viável a produção de biodiesel.
Descrição: VIDAL, I. C. de A. Estudo da potencialidade de produção de biocombustíveis entre as microalgas Chlorella sp. e Scenedesmus sp. cultivadas em águas residuárias. 2016. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11701
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iana Chaiene de Araújo Vidal.pdfPDF - Iana Chaiene de Araújo Vidal4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.