Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11709
Título: Ocorrência da esquistossomose mansônica em cidades da Paraíba assistidas pelo Programa de Controle da Esquistossomose
Autor(es): Silva, Illana Correia da
Palavras-chave: Educação em saúde
Esquistossomose
Schistosoma mansoni
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: A esquistossomose mansônica é uma endemia prevalente em regiões tropicais causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, tendo como hospedeiros intermediários moluscos do gênero Biomphalaria. Sua gravidade depende da carga parasitária adquirida, podendo ser assintomática ou até mesmo levar o paciente a óbito. Entre os fatores que determinam sua ocorrência, destacam-se a ausência de saneamento básico e um precário desenvolvimento econômico. Dessa forma, a esquistossomose pode ser um indicativo socioeconômico importante, estando relacionada à pobreza. O Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) atua na detecção de portadores e no tratamento de casos positivos, a fim de diminuir a prevalência da infecção. Dessa forma, nesse estudo serão discutidos os fatores que contribuem para a transmissão da doença e será analisada a prevalência da esquistossomose mansônica do ano de 2005 ao ano de 2014 em cidades da Paraíba, sendo elas: Alhandra, Caaporã, Conde, João Pessoa, Lucena, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita e Sapé, através de uma pesquisa no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no período de junho a agosto de 2016. Pode-se observar na análise dos dados que a positividade para a esquistossomose mansônica aumentou no último ano, provavelmente devido a precariedade no serviço de saneamento básico e a falta de educação sanitária, pois o problema central na transmissão da esquistossomose se relaciona com a contaminação fecal humana das coleções hídricas, hábito mantido pela população residente, principalmente entre os jovens, ao praticar atividades de recreação em coleções de águas naturais, como cachoeiras, lagos e rios.
Descrição: SILVA, I. C. da. Ocorrência da esquistossomose mansônica em cidades da Paraíba assistidas pelo Programa de Controle da Esquistossomose. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11709
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Illana Correia da Silva.pdfPDF - Illana Correia da Silva839.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.