Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11710
Título: Planejamento, síntese e avaliação preliminar da atividade antibacteriana de derivados n-acilidrazônicos substituídos
Autor(es): Moura, Willian Charles da Silva
Palavras-chave: Planejamento de fármacos
Síntese de hidrazonas
Atividade antimicrobiana
Data do documento: 6-Out-2016
Resumo: A resistência bacteriana aos antibióticos é atualmente um dos problemas de saúde pública mais relevantes, o que desperta a necessidade do desenvolvimento de novas moléculas bioativas. Sendo as subunidades estruturais acilidrazonas fragmentos privilegiados e com atividades biológicas bem relatadas, seu esqueleto carbônico tem sido utilizado na busca por novos hits promissores. Este estudo teve como objetivo o planejamento, a síntese e a avaliação in vitro do perfil antibacteriano de derivados N-acilidrazônicos substituídos, visando obter possíveis agentes terapêuticos mais eficazes, seguros e potentes. Os compostos foram obtidos através de uma reação de condensação de diferentes aldeídos aromáticos substituídos ou não, com 2-ciano-aceto-hidrazida em meio etanólico e ácido, conduzindo aos compostos finais. Os testes antibacterianos foram realizados por meio da técnica de microdiluição em caldo de acordo com o protocolo M7-A9 (CLSI, 2015). As cepas testadas foram Staphylococcus aureus ATCC 25923 e Escherichia coli ATC 25922. Foram sintetizados onze derivados N-acilidrazônicos apresentando rendimentos que variaram entre 53 e 94%, sendo 1 13 alguns deles caracterizados por RMN de H e RMN de apresentaram sinais de deslocamento químico entre 8,16 e 8 ppm sugestivos de hidrogênios de grupamento iminico caracterizando, assim, o sucesso da síntese. Além disso, foi realizados estudos de análise conformacional enfatizando a possibilidade de confôrmeros syn e anti- periplanar, sendo o syn-periplanar o que apresentou menor energia estérica. O Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas (LSVM) sederam os compostos N-acilidrazônicos C DEPT-Q cujas estruturas acridínicos (AMAC01 e ACSAZ). Na avaliação biológica foram testadas treze mléculas, dentre as quais destacamos o composto AMAC01, que apresentou melhor atividade frente às duas cepas testadas (256 µg/mL), o que pode ser explicado pela presença do núcleo acridínico sem substituintes. Para a série JR, os compostos nitrados substituidos nas posições orto e para apresentaram melhor atividade para ambas as cepas, sendo mais ativo para estirpe de E. Coli (256 µg/mL). Baseado nos resultados se constatou que os compostos que apresentam aneis aromáticos deficientes de eletrons ligados diretamente a uma função imina como, acridínico e grupamento nitro em posição orto ou para, podem ser trabalhados posteriormente aplicando- se técnicas de modificação molecular a fim de obter um Hit promissor.
Descrição: MOURA, W. C. da S. Planejamento, síntese e avaliação preliminar da atividade antibacteriana de derivados n-acilidrazônicos substituídos. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11710
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Willian Charles da Silva Moura.pdfPDF - Willian Charles da Silva Moura3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.