Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11712
Título: Análise das produções científicas acerca da representação da informação no campo da Arquivologia
Autor(es): Silva, Jefferson Higino da
Palavras-chave: Pesquisa em Arquivologia
Representação da informação
Dissertações e teses
Data do documento: 27-Set-2016
Resumo: Durante seu processo construtivo, a Arquivologia mostrou-se calcada nas práticas e técnicas oriundas dos exercícios promovidos por indivíduos atuantes nos arquivos, sobretudo em realidades e épocas diferentes. Atualmente, percebe-se que as atividades e procedimentos da Arquivologia estão pautados na criação de possibilidades com vista ao acesso das informações contidas nos documentos, sendo realizadas produções científicas nos cursos de graduação e pós-graduação nas universidades sobre temas da Representação da Informação que é vista como um artifício que garante parâmetros e critérios lógicos para recuperação dos documentos. Nessa perspectiva, este artigo objetivou analisar as produções científicas das teses e dissertações sobre Representação da Informação no campo da Arquivologia. Na metodologia, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa a partir da descrição e apresentação dos conteúdos das pesquisas investigadas. Através da análise, constatou-se a Representação da Informação ligada à organização, conhecimento, identificação, classificação, análise e descrição, voltada para potencialização do acesso à informação. Conclui-se que a discussão conceitual sobre Representação da Informação é contundente para firmação dos fundamentos científicos da área, através dos termos utilizados, pertinência, delimitação de conceitos, atividades e instrumentos apontados pelos pesquisadores.
Descrição: SILVA, J. H. da. Análise das produções científicas acerca da representação da informação no campo da Arquivologia. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11712
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Higino da Silva.pdfJefferson Higino da Silva439.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.