Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11715
Título: O professor e a criança com deficiência no espaço escolar
Autor(es): Ferreira, Fabiana
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Educação
Inclusão
Data do documento: 2016
Resumo: O estágio é uma forma de aproximar o licenciando com sua área de formação, confrontando a teoria estudada com a regência vivenciada. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a atuação do professor e a inclusão do aluno com deficiência no espaço escolar. Assim sendo, o objetivo desse estudo foi analisar como acontece a inclusão do educando com deficiência. Para fundamentarmos esse trabalho, tomamos por base teórica escritos de Aranha (2001), Mantoan (2003), Mendes (2001). Na metodologia recorremos às pesquisas: bibliográfica e de campo, ambas qualitativas. No desenvolvimento do texto buscamos abordar questões que permeiam o âmbito educacional na área da Inclusão de crianças com deficiência (mental). Abordamos como a professora desenvolve seu trabalho mediante os educandos tidos por “normais” e os com deficiência. Também discorremos os aspectos didáticos observados e vivenciados como: procedimentos metodológicos, recursos, a prática desenvolvida em sala e por fim nossa atuação como regentes. Como resultado, percebemos que trabalhar com a inclusão de forma significativa requer um conjunto de fatores, nos quais podemos citar uma boa formação docente em área especifica, recursos didáticos e metodológicos adequados e sensibilidade por parte de todos que de forma direta ou indireta estão ligados ao processo de ensino-aprendizagem do educando com deficiência.
Descrição: FERREIRA, F. O professor e a criança com deficiência no espaço escolar. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11715
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Ferreira.pdfFabiana Ferreira378.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.