Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11719
Título: A escola na contemporaneidade: reflexões sobre suas funções social, política e pedagógica
Autor(es): Oliveira, Deise André de
Palavras-chave: Função Social
Política Pedagógica
Tendências Pedagógicas
Escola Pública
Data do documento: 2016
Resumo: A escola tem a função de preparar o aluno para a vida em sociedade, através de um processo educativo e reflexivo que deve ser prazeroso e desafiador para o mesmo. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é o de refletir sobre as funções sociais, políticas e pedagógicas da escola na contemporaneidade, a luz das principais Tendências Pedagógicas que permeiam a educação. Assim, temos como meta principal, levarmos todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino tais como: professores, gestores, alunos, pais e comunidade escolar, a melhor compreenderem as funções exercidas pela escola nessas modalidades, bem como a estruturação da política educacional do espaço escolar aos quais atuam, com vistas a facilitar a realização das funções executadas por esta instituição. Neste processo de construção da formação da consciência crítica e reflexiva dos alunos, enquanto cidadão e sujeito histórico, construtor de sua própria história, a escola é de fundamental importância. Assim, por meio de um estudo bibliográfico realizamos diversas leituras teóricas, de autores como: FREIRE (1996) e SAVIANI (2007) - Função Política; LIBÂNEO (2008, 2009, 2011) e ARROYO (1997) - Função Pedagógica e Social. Objetivamos, neste sentido, evidenciar as contribuições de tais autores diante dessas reflexões, com vistas a refletir acerca da escola em suas respectivas funções. O estudo nos oportunizou perceber a necessidade de reflexão por parte desses sujeitos a assumirem-se como protagonistas diante desse processo. Portanto, devem buscar o exercício de cobrar e, ao mesmo tempo, de contribuir para que a escola cumpra, de fato, suas funções, garantindo-lhes o direito a aprendizagem como horizonte de cidadania.
Descrição: OLIVEIRA, D. A. de. A escola na contemporaneidade: reflexões sobre suas funções social, política e pedagógica. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11719
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deise André de Oliveira.pdfDeise André de Oliveira341.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.