Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11722
Título: Feiticeiras ou comunistas: um estudo sobre a alegoria na peça As bruxas de Salém, de Arthur Miller
Autor(es): Silva, Rosilda João da
Palavras-chave: Alegoria
Linguagem figurativa
Macarthismo
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho tem por finalidade primordial analisar o discurso da alegoria na peça as Bruxa de Salém (1953), do dramaturgo americano Arthur Miller, através das teorias de Kothe (1986), Grawunder (2009), Hansen (2006) e outros. A alegoria, em suma, pode ser definida como uma figura de linguagem que explicita um discurso ―acerca de uma coisa para se fazer compreender outra‖ (MOISÉS, 2013, p. 14). Ademais, de acordo com Kothe, (1986) a alegoria pode variar entre dois pontos: apresentar sinais que revelem e explicite o pensamento intencionado ou apresentar-se mais fechada e obscura dificultando assim o acesso a essência fundamental. Nesse contexto, identificamos duas possíveis leituras da alegoria na peça supracitada. No primeiro momento, discutimos que a obra representa em seu discurso literário uma história de condenação de bruxaria de várias moças que foram acusadas de práticas de magia na comunidade puritana de Salém, em 1692. Numa segunda leitura, porém, a peça também pode fazer uma referência às pessoas que foram acusadas de comunistas; tal denúncia se fez presente, principalmente no meio artístico, durante a política McCarthty, que perdurou nos Estados Unidos da América entre 1950-1957. Por fim, nos baseamos na segunda leitura da obra de Miller, para fazer um estudo comparativo entre alguns personagens da peça e sua correlação com alguns políticos da era McCarthy, apontando assim algumas semelhanças entre os mesmos tanto no século XVII como no século XX.
Descrição: SILVA, R. J. da. Feiticeiras ou comunistas: um estudo sobre a alegoria na peça As bruxas de Salém, de Arthur Miller. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11722
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosilda João da Silva.pdfRosilda João da Silva690.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.