Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11725
Título: Pteridaceae E. D. M. Kirchn. da Paraíba: riqueza, distribuição geográfica e conservação
Autor(es): Carneiro, Davi Gomes de Brito
Palavras-chave: Florística
Taxonomia
Nordeste do Brasil
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: O estado da Paraíba apresenta fisionomias de domínio de Floresta Atlântica e Caatinga, os quais propiciam condições ao estabelecimento das samambaias, sobretudo Pteridaceae E.D.M. Kirchn.. Visando subsídios para a conservação das espécies desta família e e conhecimento da sua flora local, o objetivo do estudo é realizar um levantamento dos membros de Pteridaceae que ocorrem na Paraíba, apresentar o status de conservação de cada espécie, distribuição geográfica no Estado e padrões globais de distribuição dos táxons, bem como, descrever as características morfológicas e fornecer uma chave de identificação das espécies encontradas. Foram realizadas expedições de coleta em quatro unidades de levantamentos bibliográficos, além de consultas em herbários. Pteridaceae possui uma morfologia diversificada, porém destaca-se por apresentar soros marginais ou inframarginais, ausência de indúsio ou um pseudoindúsio, formado pela margem recurvada da lâmina. Foram encontrados dez gêneros distribuídos em 31 espécies no Estado em estudo, sendo Adiantum o mais diverso com treze espécies, seguido por Pteris com cinco espécies. A maioria tem ampla distribuição no Neotrópico e no Brasil, ocorrendo uma endêmica no país. O presente trabalho registrou sete novas referências para a Paraíba. Cinco foram consideradas em provável extinção, doze presumivelmente ameaçadas, sete vulneráveis e cinco não ameaçadas.
Descrição: CARNEIRO, D. G. de B. Pteridaceae E. D. M. Kirchn. da Paraíba: riqueza, distribuição geográfica e conservação. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11725
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Davi Gomes de Brito Carneiro.pdfDavi Gomes de Brito Carneiro1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.