Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Patrícia Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-22T17:35:03Z | - |
dc.date.available | 2013-07-22T17:35:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1172 | - |
dc.description | ARAÚJO, P. G. de A importância da geografia no cotidiano escolar: um estudo de caso, o movimento pendular dos alunos do Centro Educacional Osmar de Aquino, Guarabira-PB. 2010. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade trazer os resultados obtidos na experiência do estágio supervisionado II, inserindo os conteúdos dos livros didáticos para a realidade do aluno dentro da perspectiva do Cotidiano Escolar. Sendo neste, destaque para os fenômenos urbanos inseridos nos contexto geográfico da sociedade guarabirense para o ensino de Geografia, com uma percepção clara e objetiva, interligando os conteúdos com a realidade local dos educandos, no nosso caso, a Migração Interna com o Movimento Pendular. Fundamentado nas pesquisas levantadas em um retrospecto da história do Ensino de Geografia, desde as Companhias de Jesus às mais diversas teorias como exemplo a de Yves Chevallard, Yvor Goodson, André Chervel, Delgado de Carvalho, e os mais contemporâneos, Circe Bittencourt, Milton Santos, Visentini, entre outros. Apresentar novas metodologias de como ensinar Geografia para a geração do século XXI, também faz parte deste, que visa priorizar o papel fundamental da escola, formar cidadãos para a sociedade. Alunos conscientes e questionadores, críticos e atuantes na sua comunidade, são adjetivos que nós professores de Geografia devemos ter em foco como objetivo de ensino. E este trabalho representa um pouco deste objetivo, de interligar conteúdos geográficos à realidade dos alunos, especificamente os do Centro Educacional Osmar de Aquino, que convivem diariamente com o fenômeno migratório, onde centenas de alunos veem das cidades circunvizinhas da região do Brejo/Agreste paraibano para estudar ou trabalhar no município de Guarabira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléoma Maria Toscano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Migração | pt_BR |
dc.subject | Realidade do Aluno | pt_BR |
dc.title | A importância da geografia no cotidiano escolar: um estudo de caso, o movimento pendular dos alunos do Centro Educacional Osmar de Aquino, Guarabira - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patrícia Gomes de Araújo.pdf | Patrícia Gomes de Araújo | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.