Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11730
Título: A representação da mulher moçambicana: uma leitura dos contos "O cesto" e "A saia almarrotada", de Mia Couto
Autor(es): Nascimento, Amanda Helena Bandeira do
Palavras-chave: Mia Couto
Feminismo
Representação Feminina
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo objetiva fazer um breve estudo da representação da mulher na literatura nos contos “O Cesto” e “A Saia Almarrotada” do autor moçambicano Mia couto, da obra O Fio das Missangas (2009). Destinada a averiguar a situação de inferioridade das personagens mulheres encontradas nas narrativas, perante aos homens, diante da sociedade patriarcal e conservadora em que vivemos. Como também relacionar o movimento feminino no exposto trabalho. A partir das referencias de Beauvoir (1967), Kergoat (2009), Couto (2009) e Adiche (2012), foi observado às vozes dessas mulheres por meio de narrativas escritas pelo sexo masculino onde as mesmas buscam a libertação socioeconômica. Este trabalho será desenvolvido por meio de pesquisa de revisão bibliográfica e documental para que possamos alcançar os objetivos aqui propostos por meio das considerações dos autores que compõem o referencial teórico deste artigo.
Descrição: NASCIMENTO, A. H. B. do. A representação da mulher moçambicana: uma leitura dos contos "O cesto" e "A saia almarrotada", de Mia Couto. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11730
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Helena Bandeira do Nascimento.pdfAmanda Helena Bandeira do Nascimento748.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.