Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11749
Título: A decadência dos engenhos de cana de açúcar do município Alagoa Nova-PB na década 1990
Autor(es): Lima, Ivandro de
Palavras-chave: Engenho
Decadência
Usina
Sindicato
Cana-de-açúcar
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Este artigo faz uma análise teórica sobre os motivos de ordem econômica por parte da metrópole portuguesa que fizeram com que houvesse a instalação dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar no Brasil, onde com a crise das exportações do açúcar para o mercado consumidor europeu houve o alavancamento da cultura da criação de gado no interior da colônia. Faz um recorte histórico e historiciza a formação da cidade de Alagoa Nova, com as suas principais atividades econômicas a partir do século XVIII, relata o período que foi instalado os primeiros engenhos de cana-deaçúcar no povoado, onde estes mantém a cultura de produção dos derivados da cana-de-açúcar no futuro município por mais de dois séculos, e, relata as principais causas históricas que contribuíram para que houvesse a decadência desses engenhos a partir dos anos 90 do século XX.
Descrição: LIMA, I. de. A decadência dos engenhos de cana de açúcar do município Alagoa Nova-PB na década 1990. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11749
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivandro de Lima.pdf4.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.