Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11750
Título: Raízes históricas da violência no Brasil: principais causas da violência criminal na atualidade
Autor(es): Barbosa, Wellington Silva
Palavras-chave: Violência urbana
Políticas públicas
Sociedade
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: A violência é um problema que atinge todas as classes sociais, principalmente as menos favorecidas e vem sendo considerada como uma questão de relevante preocupação no meio social, devido ao seu constante crescimento. Diante das evidências, este trabalho objetivou, de forma geral, analisar o fenômeno da violência a partir de suas raízes históricas e, de forma mais específica, suas transformações no decorrer desse processo tomando como base as práticas de violência no processo de colonização, movimentos regionais, período oligárquico, Estado Novo e Ditadura militar; como também identificar as principais causas da violência criminal na atualidade. O presente artigo foi produzido através do método bibliográfico discutido através de uma abordagem teórica. Analisando-se as bibliografias, pôde-se concluir que a violência não é um fenômeno contemporâneo, tampouco se inicia com o aumento da delinquência, tráfico de drogas e o crime organizado. Ao se observar as fontes históricas de nossas raízes, é possível verificar que a violência contra a criança, a mulher, os escravos e o índio existiu desde o início de nossa colonização, praticadas pelos dominadores. Todas as revoltas regionais ocorridas antes e depois do Brasil República foram reprimidas com extrema violência. No Estado Novo, na ditadura militar e até mesmo depois da abertura para o processo de redemocratização do nosso país, a tortura e a repressão policial foram a forma de expressão desse fenômeno. Concluiu-se, ainda, que a falta de políticas públicas voltadas para o campo social, a impunidade, o aumento do consumo drogas e a ineficácia do sistema prisional brasileiro são, na atualidade, as principais causas para o aumento da violência. Portanto, ressalta-se a necessidade de investimento nas bases de nossa sociedade, no sistema prisional, no combate ao tráfico e um maior rigor em nosso sistema punitivo. Ações estas que devem ser adotadas com maior empenho pelo Estado, a fim de prevenir e criar um enfrentamento mais eficaz contra o crescente fenômeno da violência.
Descrição: BARBOSA, W. S. Raízes históricas da violência no Brasil: principais causas da violência criminal na atualidade. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11750
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Silva Barbosa.pdf4.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.