Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11751
Título: O discurso fundante do Brasil na obra História Geral, de Francisco Adolpho Varnhagen, interpretada por José Carlos Reis
Autor(es): Santos, João Batista Carneiro dos
Palavras-chave: Historiografia brasileira
Varnhagen
Discurso
Data do documento: 24-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem como ponto de partida a obra História Geral do Brasil, escrita por Adolpho Varnhagem, e publicada em 1854. Considerada o discurso fundador da nação brasileira, entendemos ser a mesma um documentomonumento que sofreu modificações em sua análise interpretativa ao longo da história. Objetiva-se, aqui, além de apresentar a obra em si e sua organização interna e principais temáticas, traçar um paralelo com a análise levada a efeito por José Carlos Reis, no sentido de dar relevo aos interesses e críticas que a HGB sofreu no decorrer do século XIX e XX e que ainda hoje desperta o interesse dos historiadores, que continuam a transformá-la e reconfigurá-la a partir de suas novas e múltiplas inquietações.
Descrição: SANTOS, J. B. C. dos. O discurso fundante do Brasil na obra História Geral, de Francisco Adolpho Varnhagen, interpretada por José Carlos Reis. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11751
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista Carneiro dos Santos.pdf5.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.