Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11752
Título: A era do ouro branco em Ingá-PB: caminhos da modernidade e declínio da economia algodoeira( 1920-1983)
Autor(es): Lira Neto, José Batista de
Palavras-chave: Algodão
Memória
Ingá
Modernidade
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Este trabalho permeia as discussões acerca da trajetória do algodão na cidade de Ingá (Paraíba), no período de 1920 a 1983, dando destaque aos personagens que constituíram a sociedade algodoeira da cidade, a influência tanto das empresas como de cidades, com foco em Campina Grande que foi o grande exemplo da ascensão algodoeira da Paraíba, aos símbolos da modernidade que chegaram juntamente com o cultivo do algodão na cidade, procurando demonstrar as mudanças que os sujeitos históricos presenciaram enquanto atores sociais daquela época, discorrendo toda a pesquisa desde o início do cultivo até o final do mesmo com a praga do bicudo. Buscando através desse trabalho uma maior valorização da memória da cidade, já que o algodão trouxe tantos benefícios para ela, mas não é devidamente explorado como identidade cultura dessa sociedade. Nossa pesquisa enquadra-se na perspectiva teórico-metodológica da Nova História Cultural, a partir de um diálogo com Chartier. Além disso, houve uma discussão sobre história e memória através de Nora e Pollak. Quanto ao método utilizamos das técnicas da História Oral, a partir de entrevistas realizadas com antigos moradores da cidade. Ademais, utilizamos fontes além das orais, como as escritas e realizamos uma revisão bibliográfica, dialogando com trabalhos consagrados que englobavam a temática sobre a História do algodão na Paraíba.
Descrição: LIRA NETO, J. B. de. A era do ouro branco em Ingá-PB: caminhos da modernidade e declínio da economia algodoeira( 1920-1983). 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11752
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Batista de Lira Neto.pdf15.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.