Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11756
Título: Era uma vez... a construção do perfil feminino nos filmes da Disney no século XX e XXI
Autor(es): Queiroz, Maria Helena Tuanne
Palavras-chave: Análise literária
Conto de fada
Mulher - perfil
Comportamento feminino
Estereótipo de beleza
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O presente estudo aborda a construção do perfil feminino nos filmes da walt Disney. O objetivo foi realizar uma análise dos contos de fadas clássicos do século XX como Branca de Neve (1937), Cinderela (1950), A Bela Adormecida (1959) e os atuais do século XXI, Valente (2012), Frozen (2013) e Malévola (2014), baseados nos filmes da Disney. Com o objetivo de identificar os padrões de comportamentos, os estereótipos de beleza criados para a mulher ao longo destes dois períodos distintos. Nos filmes da Walt Disney do século XX, a figura feminina foi associada a uma ideia de fragilidade que a colocou em uma dependência total do masculino, seja do pai, irmão ou marido, alimentando as construções machistas da sociedade da época. Esse modelo colocou a mulher sob a tutela do homem, antes (na figura do pai e do irmão) e depois do casamento (na figura do esposo). Com as modificações dos discursos sobre o papel social da mulher, os filmes da Disney tiveram que se adaptar ao lugar social das mulheres no século XXI, onde elas deixaram de ser coadjuvante para assumir um lugar diferenciado na sociedade, com novas liberdades, dando voz ativa ao seu senso crítico.
Descrição: QUEIROZ, M. H. T. Era uma vez... a construção do perfil feminino nos filmes da Disney no século XX e XXI. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11756
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Helena Tuanne Queiroz.pdf16.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.