Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11757
Título: A construção do detento no Complexo Penitenciário do Serrotão: as relações de poder na formação do apenado enquanto sujeito (1990-2008)
Autor(es): Santos, Kleber Rodrigues dos
Palavras-chave: Prisão
Poder
Punição
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: O presente artigo tratará da formação do apenado enquanto sujeito dentro do complexo penitenciário do Serrotão, tendo como objetivo mostrar como as relações de poder existentes dentro do sistema contribuem para a construção social, política e religiosa desse detento. O objetivo geral do artigo busca mostrar como as relações de poder, dentro do complexo penitenciário do Serrotão, influenciam na vida dos apenados. Como objetivos específicos abordaremos algumas considerações sobre pena e prisão; identificaremos as formas de poder que existem dentro do sistema penitenciário do Serrotão; apresentar as varias formas de atividades e convivência dos apenados no interior do presídio do Serrotão; especificar os apenados como sendo o resultado destas relações. Este artigo busca mostrar como um poder existente dentro do sistema prisional e que não é controlado pelo Estado, possivelmente contribui para a criminalidade e agressividade daqueles que estão encarcerados. Utilizamos como referenciais teóricos: periódicos, livros e alguns autores que trabalham a temática de relações de poder como o Michel Foucault (2008), Clarissa Nunes Maia (2009), Vanderlan Francisco da Silva (2008), Luiz Claudio Lourenço (2013), Manoel de Barros da Motta (2011), além de pesquisa na Internet; por sua vez, foram colhidos dados no estabelecimento prisional Raimundo Asfora, popularmente conhecido como Presídio do Serrotão, como também a coleta de informações fornecidas por detentos e funcionários.
Descrição: SANTOS, K. R. dos. A construção do detento no Complexo Penitenciário do Serrotão: as relações de poder na formação do apenado enquanto sujeito (1990-2008). 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11757
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleber Rodrigues dos Santos.pdf11.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.