Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11771
Título: As contradições do espaço urbano e a segregação residencial no bairro do Catolé: o caso da Comunidade do Prado, na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Barbosa, Juliane Gomes da Silva
Palavras-chave: Espaço urbano
Segregação socioespacial
Segregação residencial
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: A relação do homem com o meio vai se estabelecendo e o espaço vai sendo modificado, tendo como resultado, o espaço urbano. Conforme os agentes vão atuando nesta modificação, cria-se espaços cada vez mais dependentes do modo de produção capitalista. Com isso, a diferenciação entre as classes sociais vai se tornando cada vez mais intensa e a segregação socioespacial vai se concretizando. Neste trabalho, analisou-se uma nova ramificação da segregação socioespacial que é a segregação residencial. A pesquisa buscou analisar as principais contradições socioespaciais no bairro do Catolé, na cidade de Campina Grande-PB. Para isso foi preciso avaliar os níveis socioeconômicos do bairro, bem como a organização espacial de suas áreas residenciais, compreender as áreas de risco e vulnerabilidade social e entender como a população percebe as implicações sociais desta situação no Bairro.Os procedimentos metodológicos se dividiram em: tipo de pesquisa; delimitação do campo de estudo; da delimitação da amostra à coleta de informações e procedimentos de análise Os resultados obtidos mostraram que o Bairro está inserido no processo de segregação residencial, possuindo como área de risco e vulnerabilidade, a Comunidade do Prado.O estudo também revelou que napercepção dos moradores desta área,a contradição espacial existente em relação às outras áreas do Bairro, se evidencia por fatores econômicos, pela violência eo acesso à educação. Conclui-se assim, que o espaço de moradia é determinante para a estereotipização de categorias sociais inferiores.
Descrição: BARBOSA, J. G. da S. As contradições do espaço urbano e a segregação residencial no bairro do Catolé: o caso da Comunidade do Prado, na cidade de Campina Grande - PB. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11771
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliane Gomes da Silva Barbosa.pdf6.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.