Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11772
Título: A geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande - PB: algumas contribuições metodológicas para o ensino da Geografia
Autor(es): Montenegro, Jacicleide Gomes da Silva
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Geografia escolar
Processo ensino-aprendizagem
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: A Geografia tem por objeto de estudo o Espaço, logo, é no espaço geográfico que a relação entre sociedade e natureza se fundamenta é se materializa. A compreensão desta interação é de extrema importância para a efetiva formação crítica e consciente dos cidadãos. Desta forma, o ensino da disciplina, principalmente no ensino médio, deve ser abordado de maneira que tal relação seja compreendida e abrangida de forma satisfatória. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos concluintes do ensino básico, acerca da Geografia, enquanto disciplina, em uma escola pública na cidade de Campina Grande – PB. Especificamente, busca-se identificar as principais dificuldades no processo ensino aprendizagem, classificar os conteúdos destacados como os mais e menos importantes e avaliar a maneira que os alunos percebem as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola e pelo professor de Geografia. Para tal, a pesquisa foi realizada utilizando o método qualiquantitativo, através de questionários que foram aplicados a população total de alunos do terceiro ano do ensino médio, nos três turnos de funcionamento do estabelecimento educacional. Como resultados, constatou-se que para a maioria dos alunos, o ensino dos mapas está diretamente ligado a Geografia, assim como a globalização. A falta de aulas práticas e o uso exclusivo do livro didático foram apontados como causa para a dificuldade na aprendizagem e, por fim, a atuação do professor , em relação às praticas pedagógicas foi considerada satisfatória pela maioria dos alunos, em contraponto a atuação da escola, nesta mesma questão, não foi bem avaliada pelos alunos.
Descrição: MONTENEGRO, J. G. da S. A geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande - PB: algumas contribuições metodológicas para o ensino da geografia. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11772
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacicleide Gomes da Silva Montenegro.pdf12.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.