Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11773
Título: A linguagem de literatura de cordel como recurso didático no ensino da Geografia nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Stherfferson José Barbosa da
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Literatura de cordel
Linguagem
Recurso didático
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o emprego da Literatura de Cordel como recurso didático para as aulas de Geografia enquanto proposta para o professor de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental. Proposição que pode tornar as aulas de Geografia mais prazerosa, tentando romper com ensino voltado apenas para memorização e descrição dos conteúdos em sala de aula. A pesquisa bibliográfica sobre a Literatura de Cordel mostrou o quanto esse gênero popular contribuiu no processo de educação do povo brasileiro, tanto no modo de alfabetizar, quanto na contribuição da cidadania, por abordar temas como política, desigualdade social, dentre outros que fazem parte de práticas socioespaciais cotidianas. Destarte, o folheto de cordel está firme nas nossas relações humanísticas, assim como no espaço Geográfico. Logo a sua utilização como recurso didático em sala de aula poderá contribuir para o ensino de Geografia, além da manutenção e valorização da cultura popular nordestina.
Descrição: SILVA, S. J. B. da. A linguagem de literatura de cordel como recurso didático no ensino da Geografia nos anos finais do ensino fundamental. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11773
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Stherfferson José Barbosa da Silva.pdf6.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.