Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11775
Título: A importância do planejamento escolar e metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Geografia
Autor(es): Nascimento, Genaura Soares de Lima
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Planejamento escolar
Prática docente
Metodologia de ensino
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Este Trabalho analisa um dos aspectos da prática docente que, além de importante, é norteador para a vida do docente, que é o planejamento de atividades, cujo objetivo principal é pesquisar conceitos que envolvem o planejamento escolar das aulas de Geografia e apresentar algumas metodologias que se fazem necessárias para flexibilizar a execução do plano de aula. A preocupação em apresentar a necessidade de planejar, bem como a sua importância, surge a partir de experiências vivenciadas e das dificuldades que algumas vezes o docente encontra em alcançar os objetivos, e também impedem a compreensão dos alunos, por falta de uma metodologia que consiga chamar sua atenção. Desta forma, foi abordado nesse Trabalho questões tais como o porquê de planejar e mudar de metodologia e a importância de planejar as aulas de Geografia, visto que esse é o ponto primordial desse Trabalho, além de serem apresentadas as metodologias utilizadas nas aulas de Geografia e sugestões de recursos didáticos para professores de Geografia. Tratamos dessa maneira o planejamento como algo construtivo, que levará o professor a organizar os conteúdos, determinando quais os objetivos que pretende alcançar, bem como colocar as metodologias como uma ferramenta que auxilia o professor a encontrar meios de executar seu plano para melhorar a aprendizagem dos alunos. Trata-se de um Trabalho, realizado numa perspectiva qualitativa, através das intervenções pedagógicas, enquanto graduanda do curso de Geografia da UEPB, no Instituto Ana Nery e no Colégio Geração 2000, Campina Grande – PB, no período do ano letivo de dois mil e dezesseis, onde foram aplicados questionários com doze questões para os discentes das duas Instituições de Ensino citadas acima, para que fosse analisado como os alunos receberam as aulas planejadas com metodologias diferentes. O método utilizado para análise dos questionários foi predominantemente o método fenomenológico. Além dos questionários, também houve a confecção de maquetes pelos alunos com o tema Jogos Olímpicos.
Descrição: NASCIMENTO, G. S. de L. A importância do planejamento escolar e metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Geografia. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11775
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genaura Soares de Lima Nascimento.pdf31.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.