Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Layza Elaymme Guimarães-
dc.date.accessioned2016-11-11T12:06:36Z-
dc.date.available2016-11-11T12:06:36Z-
dc.date.issued2016-10-21-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11784-
dc.descriptionNEVES, L. E. G. Leer el mundo familiar: estrategias de letramento literário a partir de narrativas literárias. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA leitura literária entre os seus diversos fins inclui a reflexão e discussão do nosso dia a dia, mas, ultimamente, nas práticas escolares, os gêneros literários têm sido ferramentas para estudar a língua ou para preparar os alunos para o ENEM, embora os documentos oficiais e, em particular os PCN (1999), afirmem a importância de textos literários para discutir temas transversais. Considerando isso, é necessário repensar as práticas de leitura que envolva o uso de estratégias de letramento literário com temas pertencentes ao mundo do aluno, na maioria dos casos são silenciados nas escolas porque são considerados polêmicos. Esta pesquisa tem como objetivo promover, a partir de aulas com os alunos do ensino fundamental, as estratégias de letramento para discutir a questão dos problemas familiares a través de narrativas literárias. Para este propósito guiamo-nos nas teorias de letramento literário de Cosson (2009) e Soares (2006) e de Marin (2003) e Kñallinsky (2000) para lidar com problemas familiares e como enfrentá-los na escola, entre outros estudiosos e teóricos. Esta pesquisa é o resultado da leitura de estudos acadêmicos que apontam para a dificuldade que os professores encontram em discutir esse tipo de tema em sala de aula, fato este, que pode favorecer uma maior disposição pelo aluno uma vez que ele sabe como lidar com os seus problemas em casa, além de torná-lo um leitor literário.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Júlio César Vasconcelos Vianapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectNarrativas literáriaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamiliapt_BR
dc.titleLeer el mundo familiar: estrategias de letramento literário a partir de narrativas literáriaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layza Elaymme Guimarães Neves.pdf16.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.