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dc.contributor.authorNascimento, Emanuela Mendes do-
dc.date.accessioned2016-11-11T12:11:35Z-
dc.date.available2016-11-11T12:11:35Z-
dc.date.issued2016-10-25-
dc.identifier.otherCDD 658.834 8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11786-
dc.descriptionNASCIMENTO, E. M. do. Cultura do consumo infantil: a colonização da infância pelas marcas que veiculam personagens oriundas dos filmes de animação. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico se propõe a analisar como o cinema de animação tem sido utilizado para a colonização infantil pelas marcas, introduzida pelo mercado e seus agentes na mente das crianças contemporâneas, mediante apresentação de imagens que despertam o desejo, desenvolvendo uma cultura do consumo infantil de forma distinta às experienciadas pela geração precedente. Para entender como acontece esse processo de colonização, temos como objetivo geral analisar como os filmes de animação influenciam o consumismo na formação das crianças contemporâneas. Os objetivos deste estudo buscam primeiro, descrever sobre como as mudanças de hábitos ocorridas ao longo do tempo, contribuíram para a formação das crianças consumistas de hoje, segundo, abordar a relação cinema e consumo pelo merchandising de marcas relacionadas com os personagens animados, e o terceiro, estabelecer uma relação entre cinema e consumo infantil na perspectiva de uma pedagogia cultural. Nosso referencial teórico é composto pelo conceito de sociedade de consumo (BAUMAN, 2007), colonização da infância (STEINBERG e KINCHELOE, 2001) e cultura na pós-modernidade e identidade cultural (HALL, 1997). O cinema de animação articulado com o merchandising tem desenvolvido o desejo de consumo nas crianças e estas buscam satisfazê-lo pela aquisição dos mais diversos produtos através do poder de compra dos seus pais. Não podendo evitar essa experiência de infância contemporânea, acreditamos que a representação da realidade apresentada nos filmes de animação deve ser estudada e trabalhada pedagogicamente, para ajudar as crianças contemporâneas a ter outro olhar sobre o consumo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Senyra Martins Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCultura do consumopt_BR
dc.subjectConsumo infantilpt_BR
dc.subjectCinema de animaçãopt_BR
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.titleCultura do consumo infantil: a colonização da infância pelas marcas que veiculam personagens oriundas dos filmes de animaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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