Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Renaly Lira Costa-
dc.date.accessioned2016-11-11T12:15:05Z-
dc.date.available2016-11-11T12:15:05Z-
dc.date.issued2016-10-20-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11791-
dc.descriptionOLIVEIRA, C. R. L. C. Um estudo sobre o processo de alfabetização de alunos com déficit intelectual na sala de recursos multifuncional. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca esclarecer e trazer as minúcias o processo de alfabetização das pessoas com deficiência intelectual, relatando a fase histórica (STOBAUS E MOSQUERA, 2003), o respaldo legal partindo dos pressupostos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e na Declaração de Salamanca (1994) alcançado pela sociedade para garantir direitos das pessoas com necessidades especiais, sejam elas físicas e/ou mentais, além de aprofundar o estudo no que diz respeito ao Atendimento Educacional Especializado aos alunos com deficiência intelectual (BRASIL, 2010). A metodologia escolhida para desenvolver esse trabalho foi à pesquisa qualitativa baseada em estudos bibliográficos, observação participante e estudo de caso. O lócus da nossa pesquisa deu-se na sala de recursos multifuncional, os sujeitos envolvidos foram dois alunos com déficit intelectual incluídos em uma escola municipal da rede pública da cidade de Campina Grande. Buscamos investigar se é possível alfabetizar crianças com déficit intelectual? Qual a metodologia mais adequada para alfabetizá-la crianças com déficit intelectual? Para responder tais questionamentos objetivamos verificar a importância dos jogos pedagógicos no processo de alfabetização dos sujeitos envolvidos com déficit intelectual incluídos em uma escola regular. É importante compreender que a deficiência intelectual é a condição do sujeito em si, e essa condição não deve ser interpretada como incapacidade de aprendizagem, é preciso considerála a partir das suas características individuais, identificando assim as possibilidades e potencialidades de aprendizagem para a efetivação de uma educação, de fato, inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o processo de alfabetização de alunos com déficit intelectual na sala de recursos multifuncionalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Renaly Lira Costa Oliveira.pdf17.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.