Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11798
Título: Morbidade referida e autopercepção de saúde bucal em idosos de Centro de Convivência
Autor(es): Bezerra, Cleice Barbosa
Palavras-chave: Saúde bucal
Morbidade bucal
Idosos
Promoção em saúde
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: O presente estudo tem como objetivo determinar o perfil, analisar o uso dos serviços odontológicos e avaliar a autopercepção em saúde bucal dos idosos participantes do centro de convivência Instituto Engenheiro Apolônio Sérgio de Oliveira Melo, no município de Pocinhos-PB. Estudo quantitativo, realizado através da aplicação de um questionário estruturado, contendo dados de identificação sócio-econômicas e demográficas, morbidade bucal referida, uso dos serviços em saúde bucal e a autopercepção e impactos em saúde bucal na qualidade de vida e para realizar a análise dos dados descritiva utilizou-se o programa SPSS Statistics versão 20.0. Participaram do estudo 30 idosos. A maioria era do sexo feminino, casado, não fumante e possuía renda familiar de 1 salário mínimo. De acordo com a escolaridade, 60% tinham o 1º grau incompleto, relatou necessitar de tratamento dentário, porém não teve dor de dente nos últimos 6 meses. Além disso, 40% dos idosos assinalou que sua última visita ao consultório do dentista foi há 3 anos ou mais, no serviço público (PSF), para realizar extração, sendo o tratamento classificado como bom por 56,7%. No que se refere à autopercepção e impactos em saúde bucal a maior parte afirmou estar satisfeito com relação aos seus dentes/boca, não sentem incomodo ao escovar e não ter dificuldade para comer nem sentir dor nos dentes ao tomar líquidos gelados ou quentes. Após avaliação e análise dos referidos dados, verificou-se que os idosos perceberam de forma positiva sua condição bucal, sabem da necessidade do tratamento, no entanto para ações curativas e n ão preventivas ou promocionais, por isso a demora na procura.
Descrição: BEZERRA, C. B. Morbidade referida e autopercepção de saúde bucal em idosos de Centro de Convivência. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11798
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleice Barbosa Bezerra.pdfPDF - Cleice Barbosa Bezerra1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.