Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11800
Título: Perfil demográfico, jurídico-penal e comportamentos de risco de mulheres encarceradas em sistema prisional brasileiro
Autor(es): Sousa, Andrezza Souto Fernandes de
Palavras-chave: Prisões
Saúde da mulher
Comportamentos de risco
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo determinar o perfil sociodemográfico, jurídico-penal, bem como investigar os comportamentos de risco à saúde de reeducandas da Unidade Prisional Feminina no Complexo Penitenciário do Serrotão, em Campina Grande-PB, através da aplicação de formulário estruturado, contendo dados sóciodemográficos, história jurídico- penal e comportamentos de risco (utilização de medicamentos sem a prescrição médica e uso de drogas lícitas e ilícitas), adaptado para população encarcerada. O universo e a amostra foram compostos por 64 mulheres, reclusas no período da pesquisa, predominantemente jovens entre 18-29 anos (39,0%), solteiras (57,8%), com filhos (84,4%) e com apenas o primeiro grau de escolaridade incompleto (50,0%). O artigo de condenação mais prevalente foi o tráfico de drogas (40,6%), seguido do assalto/roubo (29,7%). Em relação aos comportamentos de risco, 95,3% das reeducandas relataram ter usado algum tipo de droga lícita alguma vez na vida, todas elas (100%) autoreferiram ter alguma doença sistêmica, e 73,4% estavam fazendo o uso de medicação sem prescrição médica. Diante do exposto, reforça-se a necessidade de uma efetiva assistência à saúde dentro das unidades prisionais, com atividades que atendam as suas reais necessidades, com avaliações periódicas de suas condições de saúde e correta prescrição e dispensação de medicamentos, quando necessário, com suas devidas orientações de consumo.
Descrição: SOUSA, A. S. F. de. Perfil demográfico, jurídico-penal e comportamentos de risco de mulheres encarceradas em sistema prisional brasileiro. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11800
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrezza Souto Fernandes de Sousa.pdfPDF - Andrezza Souto Fernandes de Sousa983.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.