Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11802
Título: Principais lesões surgidas através da prática do futsal na cidade de Aroeiras – PB
Autor(es): Silva, José Renato Pereira da
Palavras-chave: Lesões
Futsal amador
Tempo de prática
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Atualmente, o futsal é uma modalidade esportiva cada vez mais praticada. Embora se trate de uma modalidade em que estratégia, técnica e habilidades individuais são fundamentais, o que se tem observado é uma preocupação especial com o aprimoramento físico do atleta, atentando aos riscos pelos quais os mesmos são acometidos ao sofrerem algum tipo de lesão. Com isso o objetivo do presente estudo foi analisar a incidência, ocorrências e características de lesões, em atletas de futsal amador. Deste modo, causando nos atletas uma consciência à prática da atividade física de maneira correta, trazendo um bom condicionamento físico, o qual é um excelente fator para diminuição das lesões; assim, levando aos praticantes o conhecimento acerca do espaço em que se dá a pratica, devendo estar em adequadas condições para utilização; compreender que o calçado não apropriado levara o atleta a ter mais chances de adquirir lesões. Esse trabalho identificou as principais lesões, acometidas em atletas do futsal, de nível amador, ajudando à divulgação de maiores dados aos atletas. Este estudo contou com a participação de 40 atletas amadores, num total de 4 equipes, com idades entre 17 e 41 anos, todos do sexo masculino, que praticam o futsal três vezes por semana, no ginásio poliesportivo O LUNÂO, na cidade de aroeiras/PB. As causas de lesões musculares esqueléticas podem ocorrer em qualquer indivíduo que se submeta à prática de exercício físico, podendo resultar em correções no treinamento, tais como constância, intensidade e duração por período igual ou superior a uma semana (LAURINO et al, 2000). Portanto, esta pesquisa buscou identificar as causas principais de lesões, bem como ressalvar a prevenção, os riscos nos praticantes do futsal na condição amadora, além de subsidiar a divulgação de maiores informações aos atletas amadoristas sobre o tema.
Descrição: SILVA, J. R. P. da. Principais lesões surgidas através da prática do futsal na cidade de Aroeiras – PB. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11802
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Renato Pereira da Silva.pdfPDF - José Renato Pereira da Silva704.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.