Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11805
Título: Aspectos metodológicos no aprendizado do fundamento bandeja: Uma visão em quatro cursos de Educação Física de João Pessoa e Campina Grande (UEPB, Faculdade Maurício de Nassau, UFPB e Unipê)
Autor(es): Silva, Josinaldo Lourenço da
Palavras-chave: Educação Física
Basquetebol
Fundamento bandeja
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Este trabalho tem por finalidade analisar e identificar o grau de dificuldade apresentado pelos alunos dos cursos de Educação Física das instituições UEPB, Faculdade Maurício de Nassau, UFPB, UNIPÊ, na aprendizagem do fundamento bandeja como também observar os procedimentos didáticos e metodológicos dos professores das diferentes instituições. Para tanto, compreender o grau de dificuldade apresentado pelos alunos, das quatro instituições de ensino superior diante do fundamento bandeja na disciplina basquetebol, observando se há favorecimento positivo no contexto da aprendizagem, e se os aspectos metodológicos da disciplina são considerados satisfatório pelos aluno que passaram pelo componente a um semestre. A metodologia trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa e qualitativa onde farão parte do estudo os alunos do sexo masculino e feminino do curso de Educação Física da disciplina Basquetebol das Faculdades citadas no estudo, através de um questionário semiestruturado. Observamos como resultado alguns percentuais bastante interessantes, como por exemplo, na UNIPÊ 33,4% dos alunos apresentaram alguma dificuldade na aula prática, em quase 100% dos entrevistados se mostraram conhecedores do fundamento bandeja, A Nassau atingiu um percentual de 86,68%, no grau de dificuldade médio, caracterizado por aquele em que o executante realiza a bandeja presentando alguns erros em sua mecânica, e a UEPB mostrou ainda que um bom percentual dos entrevistados se mostraram interessados em trabalhar com o esporte basquetebol nas aulas de educação física, sendo apresentado um de percentual de 79,92 para UFPB e 73,36% para UEPB, um fator de destaque é apesar de tudo os alunos das quatro instituições se mostraram satisfeitos com a metodologia aplicada pelos seus professores.
Descrição: SILVA, J. L. da. Aspectos metodológicos no aprendizado do fundamento bandeja: Uma visão em quatro cursos de Educação Física de João Pessoa e Campina Grande (UEPB, Faculdade Maurício de Nassau, UFPB e Unipê). 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11805
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josinaldo Lourenço da Silva.pdfPDF - Josinaldo Lourenço da Silva840.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.