Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Juliane Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-16T16:39:14Z | - |
dc.date.available | 2016-11-16T16:39:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 808.068 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11815 | - |
dc.description | SILVA, J. S. A literatura infantil e sua contribuição para a formação do leitor. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura infantil sempre foi uma temática na qual tinha interesse em estudar, já que vivenciava essa prática na minha sala de aula. Embora via a maioria de minhas colegas usarem como pretexto para estudar as áreas do conhecimento, como é o caso de português, história, geografia, matemática, ciências. Daí a necessidade de refletir criticamente a prática pedagógica da literatura infantil. Por isso este trabalho tem como objetivo geral investigar a prática da leitura literária/ literatura infantil com professores da educação infantil na cidade de Campina Grande a partir do contexto de sala de aula. E como objetivos específicos evidenciar a contribuição da literatura infantil para a formação do leitor voltada à formação e ao desenvolvimento da criança, os benefícios da leitura e seus aspectos metodológicos e emocionais. A leitura pelo simples prazer de ler possui um caráter construtor de conhecimentos e ampliador de horizontes no mundo letrado, compreende–se que a infância é o período onde a criança absorve mais informações e as guarda na mente, desse modo à leitura pode ser inserida no cotidiano da criança desde os seus primeiros anos de vida, sendo assim no decorrer de sua história a leitura estará presente ajudando na formação do cidadão critico e reflexivo. Na definição do percurso metodológico, optamos por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, envolvendo três professoras de escolas de Educação Infantil distintas, a partir de entrevista estruturada. Apoiamo-nos em autores, como Àries (1981); Coelho (1984); Soares (1999); Vargas (1993); e Lima (1996), entre outros. Conclui-se nesse trabalho que, a leitura está inserida no ambiente escolar, embora de forma didática e com uma proposta escolarizada em certos momentos, sufocando a leitura por prazer e distração. Em suma esse artigo vem esclarecer a importância que tem a leitura na formação de cidadãos críticos e reflexivos, envolvendo o indivíduo na magia e encantamento da leitura, escola e família precisam estar em sintonia para promover momentos de leitura para o ser em formação intelectual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil e sua contribuição para a formação do leitor | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - JULIANE SOUSA SILVA.pdf | 620.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.