Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Janaína Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-16T16:42:22Z | - |
dc.date.available | 2016-11-16T16:42:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.19 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11819 | - |
dc.description | ANDRADE. J. A. As contribuições do IDEB para o ensino da língua portuguesa do 1º ao 5º ano, na visão dos professores dos anos iniciais do Município de Boa Vista- PB 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva discutir a prática da avaliação dos Anos Iniciais, em uma escola do município de Boa Vista-PB, a partir dos dados do IDEB de 2014, bem como conteúdo do texto oral fornecido pelas professoras pesquisadas. Sabe-se que a questão da avaliação está presente em todos os aspectos da prática pedagógica e torna-se importante compreender os dilemas acarretados pela prática avaliativa. Adota uma metodologia bibliográfico e de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados entre 5 sujeitos (professoras do 1º ao 5º ano) que ministram aulas em uma unidade escolar, no município de Boa Vista-PB e têm entre 8 e 20 anos de exercício na função. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de alguns autores, como: Hoffman (2005), Luckesi (2002), Sarmento (1997), entre outros. Conclui-se que o maior desafio da avaliação em Língua Portuguesa para o professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é a sua capacidade de autoavaliação sobre o processo de ensinar e aprender, bem como o olhar diferenciado, o respeito às especificidades de cada aluno, é o repensar sobre a prática pedagógica em sala de aula, é ter consciência de que vencer os desafios da avaliação é algo que não depende exclusivamente do professor em sala de aula, mas implicam em questões econômicas, sociais, políticas, familiares, da escola, entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | As contribuições do IDEB para o ensino da língua portuguesa do 1º ao 5º ano, na visão dos professores dos anos iniciais do Município de Boa Vista- PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - JANAÍNA ARAUJO ANDRADE.pdf | 808.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.