Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11824
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcanti, Adriane Ribeiro de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-17T13:17:43Z | - |
dc.date.available | 2016-11-17T13:17:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11824 | - |
dc.description | CAVALCANTI, Adriane Ribeiro de Souza. O lúdico nos anos iniciais: rotinas planejadas na construção da aprendizagem. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema O lúdico nos anos iniciais: rotinas planejadas na construção da aprendizagem. Tem como objetivo geral observar como o lúdico vem sendo utilizado na rotina diária nos anos iniciais, tendo em vista a sua importância para a construção da aprendizagem da criança e, como específicos, identificar quais são as práticas de leitura que despertam as crianças na sala de aula e entender a importância dos diversos textos e suas relações com outras áreas do conhecimento e verificar de que forma os professores do ensino fundamental vem utilizando seu trabalho pedagógico. Esta pesquisa qualitativa com estudo de campo, observação, descrição da prática, registro fotográfico, pesquisa bibliográfica e intervenção sócia escolar efetivada na E.M.E.F. Presidente Tancredo de Almeida Neves, na cidade de Picuí / PB, com os professores alfabetizadores do ensino fundamental, com o intuito de proporcionar um ensino sistematizado que instigue ao aluno fazer uso da linguagem por meio do lúdico, considerando os diferentes textos de uso, possibilitando as crianças à inserção em diferentes espaços sociais de interação. Este pressuposto é corroborado pelas ideias defendidas por Vygotsky (2000) de que aprendemos na interação, ou seja, as nossas apropriações se dão em nível Inter psíquico antes de se tornarem intrapsíquicos. A finalidade é mostrar que é possível trabalhar o lúdico nas práticas pedagógicas, integrar o que a criança já sabe com novos saberes. Este trabalho teve por base os teóricos Lev. Vygotsky (1994), Vasconcellos (2000), Celso Antunes (2001), entre outros que escrevem sobre o lúdico e a importância do planejamento nas práticas pedagógicas. Acredita-se que o trabalho de Intervenção Socioescolar propicia aos professores a reflexão sobre a ludicidade para a construção da criatividade, autonomia e socialização da criança, favorecendo ainda a compreensão de que a ludicidade, no contexto de sala de aula, pode ser desenvolvida no plano de aula contribuindo no desenvolvimento de novas técnicas didáticas prazerosas e inovadoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O lúdico nos anos iniciais: rotinas planejadas na construção da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ADRIANE RIBEIRO DE SOUZA CAVALCANTI.pdf | 647.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.