Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11829
Título: Guarda Nacional na Paraíba: formação e o poder politico local
Autor(es): Rodrigues, Maria Isabel de Macêdo
Palavras-chave: Historiografia
Guarda nacional
Política
Lei 602
Paraíba
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Entendemos que o processo de organização da Guarda Nacional foi de bastante importância para a consolidação dos poderes políticos locais, sendo assim, este texto traz uma análise sobre de que forma essa organização da Guarda Nacional afetou esses poderes locais na Paraíba. Partindo da análise historiográfica proposta, iremos entender de que forma encontrava-se o cenário político brasileiro, e em seguida será possível analisar quais impactos foram causados pela Lei 602 de 1850. Também será analisado a partir da Lei 602, que trouxe a centralização da Guarda Nacional, e como a Paraíba organizou-se diante dessa nova conjuntura. Por fim, a análise será concluída como após a Lei, os chefes locais organizaram suas milícias inseridas na Guarda Nacional e de que forma o clientelismo, prática bastante utilizada entre os chefes locais, foi inserido nessa nova conjuntura da Guarda Nacional.
Descrição: RODRIGUES, M. I de M. Guarda Nacional na Paraíba: formação e o poder politico local. 2015. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11829
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabel de macêdo Rodrigues.pdf470.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.