Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRufino, Thamara Alves-
dc.date.accessioned2016-11-21T11:47:33Z-
dc.date.available2016-11-21T11:47:33Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11831-
dc.descriptionRUFINO. T. A. Variação linguística:um olhar para o fazer do professor de português no ensino médio,2015. 40 f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo diagnosticar, através de dados colhidos por meio de um questionário, a postura do professor de Português do Ensino Médio, com relação à utilização da variação linguística em sala de aula. Uma vez que é lícito argumentar em favor do estudo da valorização social de cada variação linguística, evidenciando a heterogeneidade e diversidade da língua falada. Tomamos como corpus um questionário aplicado a seis professores, a fim de traçar um perfil da prática pedagógica do professor do Ensino Médio, no tocante à variação linguística. O estudo apresenta três momentos: Para a operacionalização da pesquisa, tomamos como aporte teórico o campo da Sociolinguística. Neste sentido, realizamos a revisão de literatura com o intuito de compreender os procedimentos estabelecidos em sala de aula pelo professor de Português. Procedemos com a coleta de dados por meio da aplicação de questionários a professores de Língua Portuguesa, vinculados a escolas da rede pública de ensino da cidade de Alagoa Nova. Para a realização deste estudo baseamo-nos em aportes teóricos de autores: Alkmim (2008), Bagno (2001 e 2002), Bortoni- Ricardo (1995 e 2005), Dionísio (2005), Mattos e Silva (2004), Mendes (2013), Mollica (2013), Murrie (2000), OCM (2008), Paiva (2013), Preti (2003), Tarallo (2002) e Votre (2013). A pesquisa delineia um perfil do professor que procura fazer uso de metodologias com a finalidade de conduzir os alunos a discussões acerca dos valores atribuídos a cada variante linguística, visto que estes utilizam os recursos da variação da língua para exprimir sua identidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Teresa Neuma de Farias Campina.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de lingua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociolinguisticapt_BR
dc.titleVariação linguística:um olhar para o fazer do professor de português no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thamara Alves Rufino.pdf514.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.