Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11836
Título: A dinâmica espacial do município de Serra Redonda - PB: dos caminhos do gado a uma centralidade em processo
Autor(es): Lima, Guilherme Amisterdan Correia
Palavras-chave: Espaço urbano
Serra Redonda- Paraíba
Urbanização
Paisagem
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: As discussões e os debates a cerca do Espaço Urbano e a cidade, tem ganhando cada vez mais relevância no ambiente acadêmico, contribuindo com o crescente número de trabalhos na área da Geografia Urbana. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o atual Município de Serra Redonda – PB, criado em 1953, quando se desmembrou do Município de Ingá, sendo em um primeiro momento, analisada geograficamente a areado Município, a partir do seu processo de ocupação, verificado a mais de 200 anos, em meados de 1780, época em que o lugar inicia a sua integração econômica, com destaque para a disseminação da fé, a criação do gado e a agricultura, relacionando esse período com os anos de 1900, quando a localidade se torna a mais importante Vila do Ingá. Em um segundo momento, propõe-se uma analise da cidade, do espaço urbano atual, com base na formação de uma centralidade em processo, com vista para as atividades, os serviços e outros elementos que caracterizam a sua Área Central propriamente dita. A pesquisa realizada é de caráter teórico e documental com utilização de imagens que ajudaram na observação e analise dos objetivos propostos. O surgimento de Serra Redonda e a sua consolidação enquanto cidade paraibana é resultante dos diversos movimentos de entradas e conquistas do território brasileiro, onde a dinâmica populacional, a relação social e o trabalho dos primeiros habitantes foram os elementos estruturantes para a formação do lugar. A paisagem urbana preserva memória e identidade, materializando através das formas os diferentes momentos da história do município. A Rua Pedro de Azevedo Cruz apresenta-se como a Área Central mais dinamizada, em função da circulação de bens e serviços. Esse espaço possui uma coesão de natureza distinta, cujas atividades, organizadas pelos próprios moradores se destinam atualmente a renda econômica local e estão em sua maioria voltadas ao setor terciário da economia.
Descrição: LIMA, G. A. C. A dinâmica espacial do município de Serra Redonda - PB: dos caminhos do gado a uma centralidade em processo. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11836
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GUILHERME AMISTERDAN CORREIA.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.