Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11840
Título: Proposta de indicadores de mensuração do valor percebido na UNICRED Centro Paraibana
Autor(es): Pereira, Aldecir Chagas
Palavras-chave: Valor percebido
Escala
Relacionamento com o cliente
Cooperativa de crédito
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Diante das várias transformações ocorridas nos últimos tempos, o relacionamento com o cliente vem ganhando grande força, se antes, a maior preocupação era saber qual produto ou serviço disponibilizar para o mercado, hoje, diante de tantos produtos e serviços semelhantes, as empresas estão totalmente centradas nos clientes. O presente estudo tem como objetivo mensurar o valor percebido pelo o cooperado da Unicred Centro Paraibana. Para tanto, realizou-se um survey, na qual foram entrevistados 120 clientes, por meio da utilização do modelo de Parente e Leocádio (2014), estruturado em quatro dimensões: segurança e solidez, qualidade operacional, comodidade e acesso e sacrifício monetário. O tema é relevante, e vem sendo bastante discutido tanto em trabalhos acadêmicos quanto em estratégias empresariais. Nesse estudo serão abordados os conceitos na visão dos principais autores considerados referência na área: Zeithaml (1988), Alves (2010), Kotler e Armstrong (2010), Gummesson (2010), Ruiz et al. (2008), Costa (2011), De Sarbo et al. (2001), Eggert e Ulaga (2002), Sheth, Newman e Gross (1991) e Churchill (1979). Após a análise dos dados, utilizando-se a análise fatorial exploratória, análise multivariada, análise de consistência interna através do alpha de cronbach, foi constatado que o valor percebido na prestação do serviço, a exerceram um impacto positivo e significativo na satisfação dos clientes. O resultado da pesquisa foi obtido através de escala que pode ser considerada satisfatória para mensuração do valor percebido, já que a mesma foi utilizada em estudos anteriores e serve de modelo para estudos futuros. O estudo é de grande importância, contribuindo para elevação do conhecimento na prestação dos serviços de uma cooperativa de crédito, elucidando como os serviços prestados são vistos pelo o cooperado, e assim verificar se há necessidade de aperfeiçoar seus serviços.
Descrição: PEREIRA, A. C. Proposta de indicadores de mensuração do valor percebido na UNICRED Centro Paraibana. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11840
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldecir Chagas Pereira.pdf424.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.