Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11851
Título: A contabilidade na idade antiga: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Moura, Eduardo Lucas Ramos de
Palavras-chave: Contabilidade
História
Antiguidade
Data do documento: 2016
Resumo: Nada nasce, já , pronto, vários fatores influenciam o surgimento de algo e com a contabilidade não foi diferente. Luca Pacioli é considerado o pai da contabilidade, porém isto não implica dizer que a criou, o seu livro foi publicado em 1494, na idade moderna mas os primeiros relatos são da pré-história. Entre esses dois períodos existe um terceiro que chama bastante atenção no aspecto contábil que é a Idade Antiga, período em que aconteceu o auge de quatro grandes civilizações: Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo geral mostrar as contribuições geradas pela contabilidade para essas civilizações e suas influências para a evolução da contabilidade e como objetivos específicos, observar como era o profissional de contabilidade e em quais áreas da sociedade estes atuavam, além de descrever como eram feitos os registros contábeis. Quanto à metodologia, foi feito metodologia, foi feito metodologia, foi feito metodologia, foi feito metodologia, foi feito metodologia, foi feito, uma pesquisa qualitativa,exploratória e bibliográfica, na qual pesquisou -se no acervo da biblioteca da UEPB e em artigos na internet. Com o apurado foi elaborado este artigo e mediante a análise do conteúdo pesquisado puderam ser extraídos vários resultados, e conclusões, dentre este que a contabilidade foi peça importante não só para essas sociedades, mas também para o próprio ser humano, um exemplo disso está na influência da contabilidade para a criação da escrita, o contrário também é perceptível, pois as civilizações estudadas tiveram um impacto importante para a evolução da contabilidade.
Descrição: MOURA, E. L. R. de. A contabilidade na idade antiga: uma revisão bibliográfica. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11851
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Lucas Ramos de Moura.pdf702.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.