Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11854
Título: Logística reversa: aplicabilidade em uma indústria calçadista de Campina Grande - PB
Autor(es): Farias, Johnnas Gerôncio com Jota Sousa
Palavras-chave: Indústria calçadista
Logística reversa
Resíduos
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: Questões ambientais, redução de custos, ou retorno financeiro são premissas que vêm contribuindo para o aumento dos processos de reciclagem nas indústrias. Com o intuito de se adequar a essa realidade cada vez mais constante, as empresas vêm buscando adotar medidas que lhes permitam atender às exigências da legislação aplicada, como às necessidades de seus clientes, causando o mínimo impacto ambiental. Iniciativas de práticas de logística reversa vêm trazendo consideráveis ganhos para as organizações, seja com a presença de produtos retornáveis, pela venda de resíduos, ou pelo reaproveitamento desses no processo produtivo. Nesse sentido, a pesquisa possui como objetivo geral descrever a aplicabilidade da logística reversa no setor calçadista de Campina Grande-PB. A pesquisa trata-se de um estudo descritivo, estudo de caso e quantitativa, sendo utilizada para coleta de dados a entrevista e a observação dos processos. Utilizou-se como principal contribuição teórica o Modelo de Leite (2009), bem como artigos relacionados. Como resultado principal, observou-se a existência bem estruturada de práticas de logística reversa, bem como a presença de uma política sólida de práticas sustentáveis. Isso sendo observado pelo reprocessamento de resíduos no próprio processo, o tratamento de resíduos para venda, e pela destinação segura de resíduos não recicláveis. Não se observou dificuldades na aplicabilidade, ou ampliação das atividades de logística reversa, uma vez que os controles observados, bem como os setores responsáveis na aplicação dessas práticas são bastante definidos e atuantes.
Descrição: FARIAS, J. G. com J. S. Logística reversa: aplicabilidade em uma indústria calçadista de Campina Grande - PB. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11854
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Johnnas Gerôncio com Jota Sousa Farias.pdf580.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.