Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11862
Título: Lixo eletrônico: uma análise da visão dos alunos da UEPB em relação a gestão dos resíduos sólidos eletrônicos
Autor(es): Santos, Luciana Gomes
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Lixo eletrônico
Gestão de resíduos
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O presente trabalho abordará a problemática que envolve a gestão dos resíduos sólidos eletrônicos, Observada através de uma análise da visão da comunidade acadêmica da UEPB. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, onde foram consultados alguns autores que trataram sobre o tema lixo eletrônico e coletadas opiniões de estudantes a respeito da forma como compram, usam e descartam seus produtos eletroeletrônicos. A pesquisa realizada, buscou analisar o nível de visão da comunidade acadêmica sobre a gestão dos resíduos sólidos eletrônicos, a partir de variáveis relacionadas ao perfil do estudante e também analisando opiniões sobre compra, uso, descarte, impactos ambientais, impactos sociais e danos à saúde. Participaram da pesquisa alunos de cinco cursos da UEPB: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Comunicação Social e Geografia. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário e buscou ampliar as discussões sobre práticas inadequadas em que se refere à má gestão dos produtos eletroeletrônicos. Apesar de algumas particularidades entre as opiniões dos alunos respondentes, observou-se que uma grande parcela ainda prefere ficar indiferente em relação ao tema abordado neste trabalho, mas no geral, os universitários concordam com a melhoria da legislação vigente, e se mostrou interessada em colaborar de alguma maneira para uma gestão mais adequada dos produtos eletrônicos que manuseiam. Observou-se que mesmo não sendo a maioria, o nível de visão destes universitários pode colaborar para a iniciativa de elaborações de novas estratégias e ideias que possam acrescentar às atividades próprias de cada curso, e melhorar os estudos voltados ao tema lixo eletrônico no âmbito acadêmico, de maneira a propor uma abordagem mais ampla sobre o tema aos estudantes, e tentar promover um maior envolvimento por parte dos mesmos a respeito do consumo, uso e destinação final dos eletroeletrônicos consumidos por eles.
Descrição: SANTOS, L. G. Lixo eletrônico: uma análise da visão dos alunos da UEPB em relação a gestão dos resíduos sólidos eletrônicos. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11862
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Gomes Santos.pdf723.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.