Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11875
Título: Política de segurança alimentar e nutricional brasileira e cooperação técnica internacional
Autor(es): Lima, Suzane Caroline Medeiros de
Palavras-chave: Segurança alimentar e nutricional
Políticas públicas
Política externa brasileira
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) consiste em garantir a todos o direito humano à alimentação adequada, condição negada a uma parcela significativa da população mundial. Este tema tem apresentado uma posição de destaque nos debates internacionais através das ações lançadas por organismos internacionais, incentivadas pelo Brasil, que priorizou a segurança alimentar e nutricional em sua política interna e na política externa. Ao desenvolver políticas públicas sobre SAN com resultados positivos, o governo brasileiro internacionaliza estas políticas como instrumento de sua cooperação técnica, principalmente para os países em desenvolvimento. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar as políticas de segurança alimentar e nutricional do Brasil e sua relação com a atuação brasileira na cooperação técnica internacional, identificando se o país possui um papel protagonista no que tange à cooperação técnica internacional sobre segurança alimentar e nutricional. Através de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível descrever as contribuições brasileiras sobre SAN em suas políticas públicas e na política externa e os programas de cooperação técnica internacional no campo da segurança alimentar e nutricional, que corroboraram a hipótese de que o Brasil se apresenta como um ator protagonista sobre essa temática no cenário internacional.
Descrição: LIMA, S. C. M. de. Política de segurança alimentar e nutricional brasileira e cooperação técnica internacional. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11875
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suzane Caroline Medeiros de Lima.pdfSuzane Caroline Medeiros de Lima646.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.