Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11882
Título: Ações educativas nos arquivos: revisão sistemática da literatura
Autor(es): Monteiro, Jéssica Galdino
Palavras-chave: Ações educativas em arquivos
Disseminação do arquivo
Publicações científicas
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: O objetivo da pesquisa foi conhecer as ações educativas desenvolvidas no âmbito dos arquivos a partir de uma revisão sistemática da literatura. Trata-se de um estudo teórico, exploratório e descritivo, de abordagem qualiquantitativa. A revisão sistemática foi realizada no banco de dados Google Acadêmico, no recorte temporal de 2009 a 2016, empregando como descritor de busca ‘Ações educativas em Arquivologia’. Os resultados mostraram 34 produções científicas, das quais nove corresponderam aos critérios de inclusão (publicações brasileiras de artigos e Trabalhos de Conclusão de Curso sobre ações educativas desenvolvidas em arquivos). A literatura sobre o tema é escassa, mas sinaliza crescimento; e as publicações se concentram em 2015. A maioria das ações foi desenvolvida no estado do Rio Grande do Sul e foi dirigida a jovens e crianças em fase escolar. A visita guiada e as oficinas são as ações educativas mais frequentes nas instituições. O desenvolvimento de ações educativas em arquivos e de publicações são necessários para o incentivo e divulgação das práticas.
Descrição: MONTEIRO, J. G. Ações educativas nos arquivos: revisão sistemática da literatura. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11882
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Galdino Monteiro.pdfJéssica Galdino Monteiro926.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.