Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11885
Título: Registro de ação pedagógica antirracista com personagens negras na literatura infantil
Autor(es): Silva, Leidilane Ferreira da
Palavras-chave: Racismo na escola
Preconceito étnico-racial
Literatura infantil
Data do documento: 2016
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa cientifica que objetivou mostrar que o racismo, a discriminação e o preconceito estão presentes no espaço escolar gerando consequências negativas aos alunos. Como também mostrar a importância da literatura infantil com personagens negras como componente de ação pedagógica que pode ser utilizada no combate aos fenômenos citados e também atender ao que prevê a Lei 10.639/03. A pesquisa foi realizada com base em fontes bibliográficas e na atividade desenvolvida com crianças, de 4 a 5 anos de idade, do Pré I em uma Escola Privada da cidade de Guarabira. Nesta escola foi trabalhado o livro "Cada um com seu jeito, cada jeito é de um" de Lucimar Rosa Dias (2014). O resultado da pesquisa proporcionou a constatação de que atividades como a que foi desenvolvida proporciona autoestima nas crianças negras, valorização da cultura e histórias negras e prazer para as duas partes (professora e estudantes).
Descrição: SILVA, L. F. da. Registro de ação pedagógica antirracista com personagens negras na literatura infantil. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11885
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leidilane Ferreira da Silva.pdfLeidilane Ferreira da Silva328.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.