Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11890
Título: | Um olhar sobre o lúdico no 1º ano do ensino fundamental na E.M.E.F. Antônio G. Guedes |
Autor(es): | Moura, Kátia Silene Freitas |
Palavras-chave: | Ludicidade Jogos Brincadeiras |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Este artigo trata do resultado de uma pesquisa realizada a partir da observação vivenciada em uma escola municipal da cidade de Guarabira, com o objetivo de analisar a importância da ludicidade na prática docente dos alunos do 1º ano do ensino fundamental. Esse foco surgiu a partir do primeiro contato com a turma, onde houve um choque de ideias, já que teoricamente aprendemos a importância das atividades lúdicas, com intervenções mais concretas nesta serie/idade, que ainda não consegue abstrair conceitos e ideias através da subjetividade. O desejo era perceber como isso ocorre na prática e como planejar as atividades de modo a trabalhar desta forma. Como orientação teórica, busquei-me dirigir baseada em autores como: Drummond (1997), Cunha (1998), Freire (1996 e 2005), Friedmann (2012), Giles (1983), Kishimoto (1999), Szymanzki (2003), Sommerhalder (2011), que fazem a inter-relação da ludicidade com a aprendizagem. Por fim, procurou-se entender e colocar na prática novas maneiras de transmitir conhecimentos, como mediadora, através dos jogos e das brincadeiras. |
Descrição: | MOURA, K. S. F. Um olhar sobre o lúdico no 1º ano do ensino fundamental na E.M.E.F. Antônio G. Guedes. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11890 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Katia Silene Freitas Moura.pdf | Katia Silene Freitas Moura | 988.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.