Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11895
Título: A atuação da igreja católica apostólica romana na defesa de direito humanos e sociais no Brasil: considerações sobre a ação da igreja católica em Guarabira no início dos anos de 1980
Autor(es): Silva, Waléria Kássia Martins da
Palavras-chave: Igreja Católica
Teologia da Libertação
Direitos Humanos
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho pretende discutir a participação da Igreja Católica Apostólica Romana nos movimentos de cunho social na busca pelos direitos humanos e sociais na Paraíba, na cidade de Guarabira, por meio de religiosos da região durante o período da redemocratização do Brasil. Para tanto, este trabalho traz uma reflexão sobre o processo de mudança de posicionamento de alguns membros desta instituição religiosa a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965) e das conferências de Medellín (1968) e Puebla (1979), que fizeram emergir uma teologia à luz da realidade Latino-Americana: a Teologia da Libertação. A partir de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com base nas obras de autores relevantes do tema estudado, este trabalho se propõe a desenvolver uma análise sobre as principais formas de inserção da Igreja Católica na luta pelos e com os pobres e perseguidos, tanto pelo regime autoritário da ditadura militar brasileira como pelos grandes latifundiários do Brejo paraibano.
Descrição: SILVA, W. K. M. da. A atuação da igreja católica apostólica romana na defesa de direito humanos e sociais no Brasil: considerações sobre a ação da igreja católica em Guarabira no início dos anos de 1980. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11895
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waleria Kássia Martins da Silva.pdfWaleria Kássia Martins da Silva896.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.