Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11901
Título: Perspectivas da sustentabilidade nos arquivos públicos de João Pessoa
Autor(es): Silva, Samuel Nogueira da
Palavras-chave: Arquivista
Arquivologia
Preservação ambiental
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: Este trabalho chama a atenção do Arquivista a refletir e conscientizar-se a ser participante e contribuinte em suas funções, a adotar medidas e procedimentos que colaborem para a preservação do meio ambiente. Diante disto foram analisados cinco arquivos de Instituições Públicas de João Pessoa e pudemos trazer um pouco de suas realidades quanto a tomadas de medidas sustentáveis em seus acervos, em especial nos documentos corrente e intermediário. Destacamos também a necessidade da existência de uma disciplina voltada para a sustentabilidade dentro das Universidades de curso superior de Arquivologia a fim de preparar seus discentes e estagiários para o exigente mercado de trabalho no qual sustentabilidade é sinônimo de resiliência, eficiência e qualidade. A metodologia adotada é de caráter exploratória, nesse sentido foi-nos exigido um trabalho de campo. Os resultados apresentados trazem a realidade da situação dos arquivos quanto o mau uso do papel, propondo que o reaproveitamento adequado desse suporte reduz custos aos cofres da instituição e ainda pode contribuir para a preservação do meio ambiente. Observamos que o Conselho Nacional de Arquivo (CONARQ) só veio criar duas resoluções quando a sustentabilidade em 2014, mesmo esse debate no mundo já existir desde a década de 70.
Descrição: SILVA, S. N. da. Perspectivas da sustentabilidade nos arquivos públicos de João Pessoa. 2016. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11901
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samuel Nogueira da Silva.pdfSamuel Nogueira da Silva2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.