Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11906
Título: A gestão, preservação e conservação de documentos públicos
Autor(es): Carneiro, Thalita Maria Leite Gomes
Palavras-chave: Conservação em acervos
Documentos públicos arquivístivos
Preservação documental
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: O presente trabalho aborda a problemática da preservação e conservação dos documentos públicos, mostrando o grande descaso existente. Definem-se esses documentos e enumeram-se os principais suportes de preservação e conservação. Devido à complexidade na preservação dos documentos públicos, ao acréscimo constante do volume dos mesmos e à necessidade de conservar este rico patrimônio para gerações futuras. Quanto à metodologia a pesquisa se caracteriza como bibliográfica. A partir das leituras foi possível perceber a existência de métodos ainda não reforçados para a correta conservação e preservação documental. Como resultados, identificou-se uma ausência de ações preventivas dentro do ambiente institucional, o que veio a fortalecer ainda mais com o alcance do objetivo do presente trabalho, que consiste em buscar alertar sobre a necessidade da conservação adequada, informar sobre a existência dos métodos para conservar preventivamente e esclarecer as consequências da ausência de preservação e a escassez de políticas públicas bem como a necessidade de colaboração entre as Instituições e os servidores ligados à organização dos documentos públicos. Por fim, faz-se um apelo sobre a importância da criação dos programas de preservação de documentos, e que deverá partir do olhar dos agentes responsáveis sob as informações relevantes nos aspectos social e histórico. Conclui-se destacando a necessidade de políticas nacionais e internacionais de preservação e a cooperação entre instituições e os diferentes agentes relacionados com os documentos públicos.
Descrição: CARNEIRO, T. M. L. G. A gestão, preservação e conservação de documentos públicos. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11906
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalita Maria Leite Gomes Carneiro.pdfThalita Maria Leite Gomes Carneiro508.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.